Com a saúde do idoso não se brinca. Na terceira idade, o acompanhamento médico é importante e precisa ser feito com periodicidade. Pois, segundo os médicos, há exames essenciais para pessoas acima de 50 anos. Pensando nisso, separamos alguns, neste texto, para expor como a medicina preventiva pode ajudar a evitar doenças. 

Conheça a partir de agora a importância dos exames de rotina na terceira idade e alguns deles!

 

A importância do acompanhamento médico na terceira idade

Todo mundo precisa da saúde preventiva. Afinal, prevenir é a melhor forma de ter uma vida mais longa e saudável. E, na terceira idade, a baixa natural de nutrientes e do sistema imunológico do corpo faz com que esse cuidado se torne ainda mais importante na rotina do idoso.

Veja abaixo alguns exames de rotina importantes para diagnosticar as doenças mais comuns!

 

1. Exame TSH

Um dos exames mais importantes para a saúde do idoso é o TSH. E o motivo é conseguir monitorar a tireoide. Pois, é por uma disfunção desta glândula que algumas doenças podem aparecer nos idosos, como hipertireoidismo.

Alguns dos sintomas da tiroide alterada são: aumento de peso, desconforto na garganta, cansaço e alteração no humor. No entanto, é importante incluir o TSH nos exames de rotina mesmo sem a apresentação dos sintomas.

 

2. Colonoscopia

A colonoscopia é o exame que diagnostica alguns tipos de câncer, como o do cólon e do reto. E, ao contrário do que muitos acham, a idade não é uma contraindicação para a realização do exame. Ele é recomendado principalmente para os quadros de diarreia crônicas e hemorragia no intestino dos idosos.

 

3. Raio-X do tórax

Um dos cânceres que mais mata, hoje em dia, é o de pulmão. Por isso, há a importância do idoso ser acompanhado por um pneumologista e fazer com regularidade o raio-x do tórax. 

Além disso, há outro detalhe importante: para os idosos que foram ex-fumantes, fazer esse exame com periodicidade se torna obrigatório, já que essas pessoas correm ainda mais risco de desenvolver esse tipo de câncer.

 

4. Eletrocardiograma

A saúde do coração precisa está sempre em dia. Nesse sentido, o eletrocardiograma serve para medir a atividade elétrica do coração. Segundo os médicos, fazer o teste regulamente pode prever ataques cardíacos nos idosos saudáveis em até 70%.

Além disso, os resultados anormais podem revelar o risco de 51% de sofrer um ataque em oito anos.

 

5. Exames de vista

É recomendável ir ao oftalmologista ao menos uma vez por ano. Segundo os especialistas, os motivos para fazer esse exame com regularidade são muitos. O primeiro deles é a prevenção da catarata, doença muito comum em pessoas com mais de 50 anos.

Além disso, outra doença que pode ser diagnosticada de forma precoce e tratada, sem a necessidade de cirurgia, é a glaucoma.

 

Para prevenir e manter a saúde do idoso, longe das enfermidades, alguns cuidados médicos preventivos precisam ser tomados. E, como visto no texto de hoje, existem exames de saúde imprescindíveis para essa fase da vida. Assim, com o check-up médico em dia, fica muito mais fácil diagnosticar e tratar doenças antes que elas evoluam.

Conheça o previdamais! Nosso programa de relacionamento que descontos em consultas médicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *