Muito se fala sobre os cuidados com a saúde física para aumentar a longevidade. Mas você já parou para pensar sobre a importância de cuidar da saúde mental? Com a correria do dia a dia, muitas vezes negligenciamos esse aspecto tão importante de nossas vidas, mas sempre é tempo de mudar e adotar novos hábitos!

Se você quer descobrir algumas práticas que podem ajudar nesse sentido, continue lendo este post! Abaixo, apresentamos 4 dicas simples que podem ser adotadas.

1. Meditação

A meditação é uma prática milenar, criada por monges para alcançar um estado de clareza mental. Apesar de sua origem religiosa, você não precisa ser budista ou hinduísta para praticá-la no seu dia a dia e se beneficiar de seus efeitos! 

Há comprovações científicas de que a meditação ajuda na concentração e na memorização, além de reduzir o estresse e a ansiedade. Sendo assim, é excelente para quem quer ter mais foco e calma para as atividades cotidianas.

Se você quer começar e não sabe por onde, saiba que existem alguns aplicativos para celular e vídeos no Youtube que ajudam os iniciantes através das meditações guiadas.

2. Exercícios físicos

Já não é novidade que precisamos fazer exercícios físicos para ficar em dia com a saúde do corpo. Mas você sabia que eles também são importantes para a saúde mental? 

Quando praticamos exercícios, nosso corpo libera hormônios como endorfina e serotonina, fundamentais para regular nosso humor e melhorar a disposição. Por causa disso, os psiquiatras sempre recomendam exercícios para pacientes com depressão e transtorno de ansiedade.

Sabendo disso, reserve um tempo do seu dia para alguma atividade física que seja prazerosa. Você pode procurar um esporte com que se identifique, pilates, yoga, entre muitos outros. Até mesmo uma simples caminhada já é um excelente começo.

3. Higiene do sono

Dormir bem é algo indispensável para a nossa saúde mental. Quando dormimos pouco ou temos uma noite conturbada, por exemplo, tendemos a acordar com mau humor e ficamos mais suscetíveis ao estresse. Por isso, a higiene do sono é muito bem-vinda para melhorar a qualidade do sono.

Ela envolve diferentes práticas que ajudam a preparar o corpo antes de dormir. Evitar o consumo de bebidas com cafeína ao longo do dia, alimentação leve durante à noite e evitar o excesso de luz artificial são algumas delas.

4. Detox digital

Hoje em dia, perdemos muito tempo nas redes sociais e, muitas vezes, não percebemos como esse hábito é prejudicial à nossa saúde mental. O brilho das telas, por exemplo, pode afetar a qualidade do sono e a visão. Além disso, o excesso de informações pode causar ansiedade.

Dessa forma, o detox digital é uma alternativa para fugir um pouco dos efeitos negativos que as redes sociais trazem para nossa vida. Teste reduzir o tempo que você passa navegando nas mídias sociais e, quem sabe, até mesmo suspender suas contas por um tempo.

Agora que você já conferiu nossas dicas de como cuidar da saúde mental no seu dia a dia, que tal ficar por dentro de mais conteúdos sobre bem-estar? Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *