Fazer terapia ainda é um tabu para muita gente. Muito dessa desconfiança se dá devido à vergonha de procurar ajuda ou por concluir, de forma errônea, que o processo é algo reservado para aqueles que possuem transtornos mentais. Por isso, visando a esclarecer os fatos, o texto de hoje traz à luz o assunto, mostrando a importância da terapia e os seus benefícios para o bem-estar.

Continue lendo até o final para descubra todos os benefícios do processo terapêutico!

 

Por que fazer terapia?

Não, a terapia não é recomendada exclusivamente para casos de doença mental. Na verdade, ela é um processo que ajuda o paciente na resolução de conflitos internos e com os outros a partir, sobretudo, do autoconhecimento. Dessa forma, com um acompanhamento periódico, é possível ter uma maior facilidade de encontrar a raiz de todo o sofrimento e tratá-lo.

Veja abaixo em detalhes alguns dos principais benefícios da terapia.

 

Buscar o autoconhecimento

Responder às perguntas certas é um dos caminhos para se chegar ao autoconhecimento. No processo terapêutico, o paciente tem a segurança de relatar suas dúvidas, queixas, situações agradáveis ou desagradáveis, e, assim, com a ajuda do psicólogo, se sentir mais seguro e confiante para solucionar seus conflitos e ter uma vida mais feliz.

Por isso, a terapia é considerada uma excelente ferramenta para que se possa conhecer melhor a si mesmo.

 

Ressignificar crenças

Desde a infância, absorvemos e colocamos “na bagagem” muitas crenças. Elas podem vir da família, escola, dos meios de comunicação, etc. Assim, crescemos acreditados em ideias que pensamos serem as corretas. 

Com a terapia, é possível ressignificar essas crenças, analisando os fatos a partir de outros pontos de vistas, de forma mais natural.

 

Ajudar a lidar com situações difíceis

A inteligência emocional pode ser aperfeiçoada também por meio da terapia. Como muitas vezes os problemas são criados por nós mesmos, o processo clínico tem como importância facilitar o caminho com soluções lógicas. E, dessa forma, ajuda a encarar os problemas de frente.

Pois, é possível se fortalecer mentalmente para agir com inteligência emocional e superar os obstáculos que a vida impõe.

 

Melhorar os relacionamentos

Compreender os relacionamentos é um dos benefícios da terapia. Durante todo o processo, você pode falar abertamente sobre as suas relações, de forma a ampliar a percepção a respeito das causas e consequências dos conflitos vivenciados, bem como ter uma melhor relação consigo e com as outras pessoas.

 

Não tenha medo e nem vergonha. A terapia, como visto, traz muitas vantagens para a vida de qualquer pessoa que esteja passando por algum momento difícil, ou mesmo, busca ampliar o autoconhecimento. Sendo assim, ela pode melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de qualquer pessoa.

Ela ajuda, assim, a recuperar coisas como a autoestima, relacionamentos destruídos e a vontade de viver. Por isso, a importância da terapia não deve ser negligenciada e, muito menos, sua eficácia questionada, por se tratar de um processo científico.

Gostou do texto? A terapia pode ajudar outra pessoa que também esteja precisando. Aproveite e compartilhe o post de hoje em suas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *