Quando chega a velhice, a saúde humana fica mais frágil e todo cuidado é pouco para evitar doenças e acidentes! Por isso, saber como cuidar de pais idosos é muito importante para garantir o bem-estar dessas pessoas. Afinal, elas necessitam de mais atenção e dedicação dos filhos para obter uma vida saudável e, consequentemente, mais longa.

Se você quer saber como pode melhorar os cuidados com seus pais idosos, continue lendo este post! Abaixo, damos 4 dicas que devem se tornar hábitos. Confira!

1. Estabeleça uma rotina

Na aposentadoria, as pessoas deixam de ter compromissos profissionais diários, que costumam organizar nossa rotina. No entanto, é muito importante estabelecer uma nova rotina para esse novo ritmo de vida para não gerar a sensação de desorientação, que é muito prejudicial para os idosos.

Sendo assim, crie uma rotina para seus pais, estabelecendo horários fixos para dormir, acordar e se alimentar, por exemplo. Não se esqueça de incluir atividades prazerosas e, é claro, exercícios físicos como caminhadas leves, por exemplo.

2. Cuide da alimentação

Ter uma boa alimentação é importante para a saúde de qualquer pessoa, mas para os idosos ela precisa ser administrada com ainda mais cuidado. Afinal, doenças como hipertensão e diabetes, muito comuns na velhice, exigem restrições alimentares para evitar problemas. Além disso, também deve haver um controle das taxas sanguíneas para identificar faltas e excessos de nutrientes e, com base nisso, adaptar a alimentação para compensá-las.

Dessa forma, considere preparar as refeições de seus pais separadamente, respeitando as limitações. Evite açúcar, gorduras e sal em excesso e invista em alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.

3. Controle as medicações

É comum as pessoas desenvolverem doenças crônicas com a idade. Afinal, o metabolismo se torna mais lento e, com isso, o corpo tem mais dificuldade de processar e produzir  substâncias importantes para seu funcionamento.

Nesses casos, os médicos costumam receitar remédios para manter a saúde sob controle e evitar sintomas incômodos e perigosos. Se é o caso dos seus pais, siga à risca a prescrição, respeitando os horários e dosagens recomendadas.

4. Aposte na prática de exercícios

Exercícios são importantes em qualquer idade. Na velhice, no entanto, eles se tornam indispensáveis e devem ser praticados com regularidade! 

As atividades físicas têm um papel fundamental na regulação de taxas, como glicose e colesterol. Elas ainda ajudam a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão, muito comum em idosos. Além disso, são importantes para a produção de serotonina e endorfina, hormônios que promovem a sensação de bem-estar.

5. Estimule a socialização

Sem frequentar ambientes de trabalho, os idosos tendem a ficar mais tempo em casa e, com isso, perdem o hábito de socializar. No entanto, o contato social é um fator muito importante para a saúde mental e ajuda a prevenir doenças como a depressão e a ansiedade.

Sabendo disso, estimule a socialização de seus pais com amigos e familiares. Por exemplo, você pode e deve incluí-los nos eventos da família, inclusive incentivando a participação ativa na organização de festas e confraternizações.

Depois de conferir nossas dicas sobre como cuidar de pais idosos, que tal ficar por dentro de mais dicas sobre saúde e bem-estar? Assine nossa newsletter e receba nossos posts em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *