Boa saúde mental é um aspecto importante para a qualidade de vida. Hábitos como atividade física e fortes conexões sociais são vitais para sua manutenção, especialmente na população idosa.
Nossa saúde mental afeta como pensamos, sentimos e agimos. Ela impacta nossa autoimagem e a maneira que interagimos com as pessoas ao nosso redor.
E, além disso, como lidamos com os altos e baixos da vida.
Quando progredimos nos estágios da vida e as circunstâncias de vida mudam e, dessa forma, nossa abordagem quanto à saúde mental também pode modificar, necessitando de maneiras positivas de lidar com essas transformações.
Mas qual a melhor forma de cuidar da saúde mental dos idosos? Veja 3 dicas que separamos para te guiar sobre o assunto!
-
Pratique atividades físicas periódicas
Não podíamos começar essa lista de outra forma, não é mesmo? Essa é uma dica clássica pois funciona.
Comprovados repetidamente por estudos globais, os benefícios decorrentes da prática de exercícios de forma regular abrangem desde a fortificação muscular e óssea até a melhoria de circulação e capacidade pulmonar.
E, indo além dos benefícios físicos, também é fundamental apontar as melhorias que as atividades físicas causam na sua saúde mental.
Dedicar no mínimo 30 minutos por dia para essas práticas pode significar a incidência e instalação de estresse, ansiedade, sentimentos de isolamento e depressão entre idosos.
Para isso, pode ser escolhida uma atividade que engaje o corpo inteiro. O yoga traz benefícios como aumento da energia e melhorias cognitivas como memória, raciocínio e linguagem.
Você também pode optar por uma simples caminhada de pelo menos 30 minutos, que promove resultados como diminuição de estresse, melhorias no sono e na disposição em geral.
-
Adote um hobbie
Manter um estilo de vida ativo é essencial para cuidar satisfatoriamente da sua saúde mental. E, para isso, incluir um hobby no seu cotidiano pode ser a resposta que você está procurando.
Ter um hobby significa utilizar seu tempo livre de maneira intencional em uma atividade que lhe dá prazer.
Sendo assim, a inclusão de um hobbie em seu dia a dia pode resultar em aprimoramentos mentais incríveis.
Você pode sentir impactos como aumento de autoestima, uma vez que você se dedica a aprimorar uma atividade e pode medir o seu progresso.
Além disso, a escolha de um passatempo geralmente representa o resgate de um contentamento perdido ou esquecido.
Dessa forma, engajar em uma atividade prazerosa pode colaborar para um fortalecimento na noção de identidade pessoal, ligando-se diretamente com questões como autoestima e conforto com si mesmo.
-
Mantenha laços sociais
Ao se tornar um cidadão sênior, você provavelmente desfrutará de mais períodos de tempo livre.
Sendo assim, preencher esse tempo ao redor de pessoas queridas impacta diretamente na prevenção de sentimentos de isolamento e episódios depressivos.
Fortalecer as suas conexões sociais, consolidando sua rede de apoio, torna-se muito importante para a manutenção da sua saúde mental.
Você pode fazer isso através de contato frequente com familiares e amigos, planejando confraternizações e viagens.
Além disso, incorporar algum evento social regular à sua rotina como uma prática física de leve impacto na companhia de pessoas queridas torna-se muito importante.
Também, se envolver com alguma associação ou atividade comunitária pode fortificar sua sensação de propósito e aumentar seu círculo social de maneira orgânica e agradável.
Dica extra: adote um animal de estimação, se puder!
Um animal de estimação pode te ajudar a manter um estilo de vida ativo.
Ao atender suas necessidades diárias, como brincar, caminhar, cuidar de sua alimentação e manter a higiene de seu espaço, você terá um sentimento de ser necessário, impactando sua autoimagem.
Além disso, também contribuirá para uma vida social mais ativa.
Com tudo isso, podemos perceber que cuidar da saúde mental enquanto idoso pode envolver vários fatores.
Mas, com pequenos passos, essas ações podem resultar em impactos incríveis na saúde mental, fortalecendo sua identidade, diminuindo seu estresse e ansiedade.
Fala para a gente: você já tinha pensado sobre esse assunto? Conte nos comentários e não se esqueça de ficar de olho no nosso blog e redes sociais para novidades!
Se quiser conhecer mais sobre nossos planos, clique aqui ou fale com especialistas.