Quem tem pais velhinhos sabe como eles têm forte tendência à reclusão, principalmente quando desenvolvem doenças crônicas que surgem com a idade. Por isso, saber como alegrar pais idosos é importante para a saúde mental deles.

Se você quer ficar por dentro de dicas para deixar seus pais mais alegres, continue lendo este post! Abaixo, falamos sobre 4 práticas que você pode adotar para garantir mais bem-estar e leveza para pessoas da terceira idade.

1. Convivência próxima com familiares

Uma vida social saudável é indispensável para a saúde mental de qualquer pessoa. Isso se torna ainda mais importante na terceira idade, quando muitos idosos se afastam da convivência com seus amigos e se tornam menos ativos nas dinâmicas familiares, devido às limitações impostas pela idade.

Sabendo disso, tente agregar seus pais idosos nos eventos familiares e incentive a convivência com filhos e netos. Se eles vivem sozinhos, organize uma escala de visitas com seus irmãos para que eles se sintam acolhidos. Uma outra ideia é, por exemplo, envolvê-los na organização de um almoço em família ou de uma festa de aniversário para que se sintam parte da tomada de decisões.

2. Passeios frequentes

Quando chega a aposentadoria, as pessoas tendem a ficar cada vez mais reclusas em casa. Esse comportamento, no entanto, pode trazer prejuízos para o bem-estar. Por isso, realize passeios frequentes com seus pais.

Uma simples caminhada pelo bairro já pode ser uma forma de espairecer, além de ser um ótimo exercício físico. Mas, para sair da rotina, que tal escolher um bom restaurante para almoçar no fim de semana? Visitas a amigos e parentes também são bons passeios, que ainda estimulam a sociabilidade na terceira idade.

Considere também organizar uma viagem nas férias! Com isso, seus pais podem aproveitar melhor a aposentadoria conhecendo novos lugares. Mas preste bastante atenção: ao escolher o destino, leve em conta as limitações de seus pais para que eles se sintam confortáveis e seguros durante a estadia.

3. Animais de estimação

É cientificamente comprovado que animais de estimação podem levar mais qualidade de vida para pessoas da terceira idade, ajudando a prevenir doenças como a depressão e a ansiedade. Além disso, aumentam a sensação de segurança e ainda ajudam a manter os idosos ativos, já que exigem alguns cuidados diários.

Todos esses benefícios ocorrem porque animais domésticos são ótimos companheiros e diminuem a sensação de solidão. Por isso, podem ser a solução para pessoas que vivem sozinhas.

4. Rotina prazerosa

Incluir atividades prazerosas na rotina dos idosos é uma alternativa para mantê-los de bom humor. Sabendo disso, incentive seus pais a descobrir um hobby, como um tipo de artesanato ou até mesmo jardinagem, caso tenham espaço para isso.

Exercícios físicos também são uma boa pedida! Além de estimular a produção de serotonina e endorfina, que são hormônios importantes para a sensação de bem-estar, os exercícios trazem inúmeros benefícios para a saúde física. Assim, aliam o útil ao agradável.

Depois de conferir nossas dicas de como alegrar pais idosos, o que você acha de continuar recebendo mais informações sobre cuidado com a família e bem-estar? Assine nossa newsletter agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *