O planejamento profissional parece ser algo formal e que exige muito, mas qualquer um de nós pode se preparar para executá-lo. Não importa se você está se formando, se você é recém-formado ou uma pessoa que já ingressou no mercado de trabalho. Sempre é tempo de dar o primeiro passo.
Caso você ainda não tenha feito um planejamento profissional ou tentou e não conseguiu ir até o fim, este post é para você! Prepare um bloco de notas e comece a traçar os próximos passos que deve dar para concretizar todos os seus objetivos profissionais. Vamos lá!
O que é o planejamento profissional?
Chamamos de planejamento profissional o processo de definir as decisões que precisam ser tomadas para fazer da sua vida aquilo que você almeja e conquistar esse resultado. Não é uma tarefa rápida, feita de uma vez só, mas uma série de atitudes e mudanças de hábitos que ocorrem de maneira contínua.
As adaptações nesse processo são comuns, uma vez que o mundo e você mesmo podem mudar. O importante é tomar as rédeas do seu destino e não deixar de agir para que a mudança que você espera se concretize. Só com esse planejamento é que você poderá colher os frutos do seu trabalho.
A forma como esse planejamento vai funcionar vai depender muito de cada indivíduo. O que pode e deve ser feito por todos, sem exceção, é uma lista de aptidões e valores antes de traçar as demais metas. Dessa forma, você pode conferir quais trabalhos e funções estão mais de acordo com o que você deseja.
Como começar o planejamento profissional?
Na hora de começar a montar o seu planejamento profissional, você precisa levar em conta quatro grandes áreas sobre si mesmo. São elas: os seus interesses, as suas habilidades, os seus valores e as suas preferências.
Para o planejamento profissional, os interesses correspondem àquilo pelo que você é inspirado, que lhe desperta um desejo enorme de se envolver, de dedicar o seu tempo. As habilidades são os seus talentos, o que você executa com facilidade ou desenvolveu ao longo do tempo.
Em seguida, o seu planejamento profissional deve se debruçar sobre os seus valores. Eles correspondem às áreas em que você quer tomar parte e fazer a diferença no mundo. O que importa para você? Em que causa você poderia ajudar? O que te alegra ou te revolta?
Suas preferências no planejamento profissional dizem respeito a um dia ideal no trabalho, antes mesmo de saber qual a sua profissão dos sonhos. Você quer morar na capital? Quer dirigir ou pedalar todos os dias? Quer uma ocupação que exige muito de você ou que lhe dê mais liberdade?
Quais os passos para um bom planejamento profissional?
Traçar metas de longo prazo pode parecer cansativo, mas uma vez que você trace o seu caminho e comece a percorrê-lo, você terá um impulso ao ver os resultados florescendo. Traçamos 7 passos para um planejamento profissional eficiente. Confira quais são:
- Autoconhecimento;
- Pesquise sobre o seu trabalho ideal;
- Determine os primeiros passos básicos (formação e requisitos que a sua profissão ideal exigem);
- Encontre empresas que estejam alinhadas aos seus valores;
- Procure vagas na empresa ou na sua área que lhe deem acesso aos superiores, ainda que você não comece de cima;
- Dê o próximo passo: é preciso uma especialização? É preciso mandar seu currículo para outra empresa? É preciso conversar com o gerente da sua empresa atual? Pense, mas faça;
- Peça ajuda! Quem é próximo a você pode te dar uma força e te avisar de oportunidades pertinentes ao seu planejamento profissional.
É tarde demais para o meu planejamento profissional?
Não mesmo! Independentemente da sua faixa etária, de ter uma formação ou não, de onde você mora, de quem você é hoje, você sempre poderá começar o seu planejamento profissional do zero se estiver disposto a lutar por ele!
Quer mais dicas pessoais, de negócios e outros temas interessantes? Acesse o nosso blog clicando aqui. Se quiser conhecer mais sobre nossos planos, clique aqui ou fale com especialistas. Não esqueça de checar nossas redes sociais para novidades!