Saúde preventiva é uma especialidade de cuidados médicos que podem impactar grandemente na sua qualidade de vida. Saiba como nesse post que fizemos para você!

A sua integridade física depende de vários fatores. Ações referentes a alimentação, ciclo do sono, prática de exercícios e cuidados com a saúde mental afetam diretamente como o seu corpo processa e corrige possíveis enfermidades.

Mas existe um aspecto que é imprescindível para a manutenção do seu bem-estar: a saúde preventiva.

Mas o que é saúde preventiva? E como ela impacta minha qualidade de vida?

Procedimentos regulares e preventivos são indispensáveis para rastrear sua saúde, guiando a definição de quais hábitos ideias você precisa inserir na sua rotina e detectando condições médicas em estágios iniciais.

  1. O que é saúde preventiva?

A saúde preventiva é composta por cuidados médicos que você realiza para prevenir ou detectar doenças e condições antes que elas atinjam níveis sérios e que, possivelmente, arrisquem a integridade de vida. 

A saúde preventiva tem se tornado uma das maneiras mais eficientes para diminuir os riscos de desenvolvimento ou atuação indetectável de enfermidades.

Além disso, exames periódicos são importantes para pessoas que possuem fatores de risco.

Determinadas condições médicas presentes em seu histórico familiar, como hipertensão e diabetes podem ter sua presença ou progresso registrado através dessa prática.

Também é possível prevenir ou rastrear o progresso de doenças relacionadas ao estilo de vida, sendo, assim, extremamente importante para a preservação da qualidade de vida. 

  1. Procedimentos preventivos x procedimentos para diagnóstico

Mas, então, o que se classifica como um procedimento preventivo?

Check-ups anuais, hemogramas, imunização, como a vacina contra a gripe, são exemplos de cuidados preventivos.

Também se classificam nesta categoria aferimento de pressão e uma diversidade de exames específicos para o público infantil.

Ainda podem ser caracterizados dessa forma colonoscopias, para pessoas acima de 50 anos, em busca de câncer no cólon e Mamografias anuais para pessoas acima de 40 anos, à procura de anormalidades ou câncer de mama.

E o que são procedimentos para diagnóstico?

São exames que não se classificam como cuidado preventivo, requeridos com fins específicos e, em muitos casos, por especialista, como endocrinologista. 

Testes hormonais, radiografias torácicas, eletrocardiogramas e tratamentos alternativos como fisioterapia são alguns exemplos de exames que não se classificam como práticas de saúde preventiva.   

  1. Quais os benefícios da saúde preventiva?

Conhecimento é uma das ferramentas mais importantes para ter.

Estar ciente da sua situação médica é indispensável para atingir suas metas de saúde, sendo diretamente conectado com as atitudes que você adota em seu estilo de vida, como determinação da sua dieta, plano de atividade física, entre outros aspectos.

A constatação de um quadro de saúde ideal ou a identificação de condições médicas em seu estágio inicial para diminuir seus impactos prejudiciais são os objetivos principais da saúde preventiva. 

Por isso, ela deve ser implementada de maneira periódica, sendo um aspecto importante do seu planejamento anual. 

Você sabia o que era saúde preventiva e sua importância? Você realiza testes periódicos?

Conte nos comentários e não se esqueça de ficar de olho no nosso blog e redes sociais para novidades!

Se quiser conhecer mais sobre nossos planos, clique aqui ou fale com especialistas.

Fale conosco