Viver com diabetes e ter qualidade de vida é possível. Porém, o diabético não pode levar a vida de qualquer maneira, já que a doença impõe limitações. Por isso, ao descobrir o diabetes, o paciente precisa repensar os seus maus hábitos e trocar vícios por práticas mais saudáveis. 

Neste texto, você vai descobrir 5 cuidados essenciais para ter uma vida saudável mesmo convivendo com o diabetes! Confira!

Quais são as práticas para viver com diabetes? 

A melhor forma de viver bem, principalmente sendo diabético, é criar ou manter os hábitos saudáveis. Por isso, é preciso ter um cuidado especial com exames de rotina, alimentação e a prática de exercícios físicos. Além disso, os vícios devem ser evitados para não diminuir a alterar ou contribuir com o aumento das taxas de glicose no sangue.

Abaixo, você confere 5 hábitos que podem ser adotados para dar mais qualidade de vida.

1. Tenha uma dieta equilibrada

Manter um plano alimentar é o ponto principal para viver com diabetes. Afinal, é por meio da dieta equilibrada que se faz o controle dos nutrientes ingeridos, sobretudo os açúcares e carboidratos. 

Mas atenção! No caso dos carboidratos, é preciso diferenciar os do tipo simples e do complexo. Carboidrato do tipo complexo, recomendável pelos médicos para os diabéticos, são encontrados em alimentos integrais e vegetais, por exemplo.

2. Faça exercícios físicos

O exercício físico serve como instrumento para todo ser humano ter mais bem-estar e qualidade de vida. No entanto, para os diabéticos, a prática deve ser acompanhada por um profissional com experiência em atender pessoas com diabetes.

Pois, durante toda a atividade, o monitoramento das taxas glicêmicas precisa ser feito com prioridade.

3. Pare de fumar

Este nem deveria ser um tópico. Mas, infelizmente, o cigarro e outros produtos derivados do tabaco ainda são uma realidade na vida das pessoas. Além disso, o tabagismo é uma doença (dependência em nicotina).

Por isso, se você quer viver com a diabetes sem complicações, uma das mudanças principais é parar de fumar.

4. Evite bebidas alcoólicas 

O consumo exagerado de álcool é um vilão para os diabéticos. Por isso, o recomendável é não beber bebidas alcoólicas. No entanto, segundo os médicos, o consumo moderado pode ser aceitável desde que seja feito após uma refeição e alternando com água.

De acordo com eles, também, sobre a cerveja, quando mais malte tiver a bebida, menos glicose ela terá. Por isso, crie o hábito de conferir a quantidade antes de beber.

5. Monitore as taxas com frequência

O monitoramento das taxas precisa ser frequente. Além da glicemia, é preciso ficar de olho em outras, a exemplo da pressão arterial e das taxas básicas dos exames de rotina. Por falar neles, não deixe de fazê-los periodicamente.

Um bem comum e importante é o exame de vista. Afinal, o descontrole da taxa de glicose no sangue pode trazer problemas para o corpo, incluindo a visão.

Ter hábitos saudáveis é o caminho para viver com diabetes e manter a qualidade de vida. Além deles, o monitoramento das taxas e exames de rotina precisam fazer parte do dia a dia do diabético. Dessa forma, as chances da doença fugir do controle são minimizadas e se proporciona um quadro clínico estável e uma vida tranquila ao paciente.

Você tem uma rotina cansativa e estressante? Então Confira 4 hábitos para cuidar da saúde mental! E não esqueça de seguir nossas redes sociais para novidades!

Fale conosco