Muito comum entre os jovens, a dúvida de se vale a pena fazer faculdade pode gerar insônias e levar você a travar na hora da escolha. No entanto, a vida é feita de várias delas. Por isso, para lhe ajudar na decisão que pode mudar o seu futuro, o texto de hoje lista 5 considerações sobre fazer ou não um curso universitário. Continue a leitura!
Ainda vale a pena fazer faculdade no Brasil?
O diploma de nível superior confere ao candidato à vaga de emprego um diferencial. No entanto, no Brasil, a taxa de desistência é alta. Segundo o MEC, entre 2010 e 2019, 59% dos alunos não terminaram a graduação.
Veja abaixo os motivos da faculdade ainda ser o melhor caminho a seguir!
1. Construção de uma carreira
Em primeiro lugar, a faculdade pode lhe proporcionar uma carreira acadêmica. Assim, após a graduação o aluno pode continuar estudando. Dessa forma, a ideia é, se for do interesse, seguir em uma especialização, escolhendo alguma área relacionada ao curso para aprofundar seus conhecimentos.
Mas se mesmo assim a dúvida persistir, pode ser que você ainda não tenha clareza sobre qual curso escolher.
2. Melhores oportunidades de emprego
Fazer faculdade pode aumentar as chances de conseguir o primeiro emprego ou migrar para um emprego melhor. Pois, em geral, as grandes empresas e startups estão sempre à procura de novos talentos para compor os times de especialistas.
Além disso, se você busca uma vaga no setor público, então terá a possibilidade de conseguir um cargo superior com uma remuneração melhor.
3. Melhores salários
Receber os melhores salários, ter benefícios e contar com uma renda fixa todo mês são vantagens para quem é formado. No Brasil, uma pessoa com curso superior ganha 142% a mais do que uma pessoa com menos de 14 anos de estudo.
4. Networking e relacionamentos
Na faculdade, redes de amizades são feitas e podem se tornar importantes parcerias no futuro. Além disso, o bom relacionamento com professores e outros profissionais da área é essencial para gerar oportunidades de trabalho durante a carreira.
Participar dos eventos e congressos promovidos pela faculdade ou por outras instituições também é um dos exemplos de como a faculdade pode conectar pessoas e abrir portas.
5. Crescimento pessoal
O crescimento pessoal é um dos fatores desenvolvidos nos anos dedicados à graduação. Afinal, o ambiente acadêmico exige do aluno posturas diferentes conforme as regras, inclusive de pensamento crítico e disciplina de estudo.
O crescimento se dá também pelo contato com outros alunos. Assim, a diversidade e pluralidade de pensamentos e pessoas pode abrir a visão que você tem do mundo.
Fazer faculdade vale a pena e é um caminho que gera muitas oportunidades para a vida do aluno. Além disso, há dados que comprovam a estabilidade financeira de quem termina um curso superior em relação a quem não é formado. Por fim, o texto de hoje mostrou a relação do período acadêmico com o crescimento pessoal do aluno.
Cliente Previda tem desconto em faculdades? Tem sim! Clique aqui e conheça o Previdamais! E confira mais do nosso conteúdo e fique por dentro das novidades do Previda, acessando e curtindo nosso perfil oficial no Instagram.