Se preparar para a aposentadoria requer um planejamento bem definido. Por isso, separamos 3 dicas para te ajudar nessa jornada! 

Quando pensamos na vida após a aposentadoria, podemos visualizar cenários cheios de potencial: fortalecer relações sociais, mais tempo disponível para família, a possibilidade de engajar novos hobbies e descobrir novos interesses.

Mas existe um grande passo que devemos tomar antes de tudo isso: o planejamento.

Ele pode facilitar a resolução de muitos contratempos. Quando falamos de grandes decisões de vida, ele se torna indispensável.

Categorizar seus desejos e necessidades em níveis de prioridade, pensar em um plano de ação e o que você espera para sua vida a médio e longo prazo são pontos-chave para tomar as decisões certas para você.

Então, como se preparar para a aposentadoria?

Traçando um plano de ação para sua aposentadoria: determinar suas expectativas e analisar sua situação financeira são os pontos mais importantes da preparação.

Ao tomar qualquer decisão, especialmente uma de grande porte como essa, ter direcionamentos para fazê-la com segurança te ajudará a delinear objetivos claros e alcançáveis. Dê uma olhada nessas 3 dicas sobre como você pode fazer isso!

  1. Previdência privada

Você sabe o que é previdência privada ou se perguntou como ela funciona? Provavelmente você conhece os procedimentos da opção tradicional de aposentadoria, através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entretanto, existem outras alternativas paralelas que podem te oferecer a seguridade financeira na terceira idade, como a previdência privada.

Ela é um plano de investimento a longo prazo, especialmente para quem deseja uma suplementação de renda para a aposentadoria.

O serviço pode ser contratado tanto de forma independente, por pessoa física, como por meio de um acordo com seu empregador. 

Aderindo ao plano, o contratante realizará contribuições financeiras regulares, semelhante a um fundo de investimento.

A quantia será valorizada com o passar do tempo e pode ser utilizada de forma complementar ao benefício estatal, sem necessidade de escolher apenas uma das opções.

  1. Investimentos

Uma ótima maneira de diversificar sua geração de renda é o investimento em empreendimentos com potencial de valorização.

Dessa forma, você pode contar com opções para conseguir a almejada estabilidade financeira nos anos de ouro.

Por exemplo, Maceió está no centro de uma crescente ascensão do mercado imobiliário.

Sendo assim, investimentos na área despontam como uma alternativa interessante, uma vez que existem diversas formas de potencializar a atratividade de uma propriedade, aumentando a expectativa de um ótimo retorno de investimento. 

  1. Defina seus desejos pós-aposentadoria

Além de ponderar sobre suas metas financeiras para a vida pós-aposentadoria, também é importante considerar suas necessidades para conservar sua qualidade de vida, mantendo-se ativo e saudável para aproveitar o período sênior.

Com o tempo livre que acompanha essa fase, você terá a oportunidade de renovar seu estilo de vida, podendo fortalecer laços sociais, praticar atividade física, aproveitar tempo de lazer e descanso com família e aderir a novos hobbies para enriquecer sua rotina e preservar sua saúde física e mental.

Dar o primeiro passo para formar um planejamento de aposentadoria pode ser difícil. Com as demandas da rotina, as ações necessárias podem ser adiadas repetidamente.

Mas delinear um plano do que deve ser feito, em uma perspectiva financeira e social, trará ótimos resultados no futuro.

 

Quer ver mais do nosso conteúdo? Dê uma olhada no nosso blog e não se esqueça de seguir nossas redes sociais para informações e novidades!

Se quiser conhecer mais sobre nossos planos, clique aqui ou fale com especialistas.

Fale conosco