A solidão pode estar presente na vida de qualquer pessoa. No entanto, é nos idosos que esse sentimento é bem mais frequente, podendo, inclusive, interferir em sua saúde mental e física. Por isso, ficar atento aos sentimentos de seus parentes é um dos cuidados mais importantes com os idosos.

Felizmente, é possível criar estratégias para que a solidão não pese no dia a dia deles. Para tanto, eles precisam se sentir mais acolhidos e motivados para que, aos poucos, as dores da solidão passem a fazer parte do passado.

Leia o texto e conheça algumas formas de cuidados com idosos segundo especialistas!

Como minimizar a solidão na terceira idade?

O idoso precisa ter uma vida social ativa para não desenvolver doenças psicológicas. Segundo um estudo da University College London, o contato frequente com familiares e amigos melhora o desempenho cognitivo e evita em até 12% o risco de demência.

Sendo assim, há maneiras de estimular a vida social do idoso, como, por exemplo, a descoberta de novos aprendizados, passeios em família e exercício físicos em grupo. Confira, em detalhes, a partir de agora!

Ensinar algo novo

Aprender algo novo é estimulante, motivo de alegria e empolgação para qualquer pessoa. Sobretudo, para os idosos. Por isso, pense em como pode ser útil esse processo de aprendizado. Tem sempre alguma coisa que você pode ensinar, como, por exemplo, a mexer em aparelhos e ferramentas eletrônicas.

Além da tecnologia, há também atividades mais básicas que talvez eles não tiveram oportunidade de aprender durante a juventude, como ler e escrever. Dessa forma, proporcione ao idoso a possibilidade de contar histórias e escrever suas próprias memórias.

Acompanhar em passeios de lazer

Passeios de lazer, com a família, são ótimos para alimentar sentimentos bons e eliminar os ruins. Mas, para isso, é importante buscar mais contato com a natureza. Há vários passeios incríveis para reunir a turma e viajar com a família inteira.

Que tal um fim de semana em uma casa de praia à beira-mar? Ou passar as férias em um hotel-fazenda e ter mais contato com os animais? Além dessas sugestões, há também os passeios no parque, lagos e piqueniques, que exigem menos organização e também são muito divertidos.

Fazer exercícios físicos juntos

Que os exercícios físicos promovem mais qualidade de vida, todo mundo já sabe. Mas o que talvez você ainda não saiba é que a prática regular pode agir inibindo os hormônios causadores da solidão, estresse e depressão.

Além disso, os exercícios físicos também criam a possibilidade da prática em grupo. E isso significa mais saúde mental proporcionada pela socialização com outras pessoas. Já pensou um dia de exercícios físicos em família? Todo mundo praticando junto?

Como visto, é possível fazer com que os idosos se sintam menos sozinhos. E isso está diretamente ligado à sua qualidade de vida. A solidão pode desenvolver outros sentimentos negativos e, consequentemente, doenças. 

Portanto, colocar em prática as dicas de hoje pode promover, para o idoso, mais alegria e vontade de viver, ao preencher os seus dias com paisagens, sentimentos bons e momentos inesquecíveis.

Gostou e quer ler mais textos como este de hoje? Então, leia também o nosso post 4 dicas preventivas sobre a saúde de pessoas idosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *