Independentemente do ponto em que a sua carreira se encontre, você pode e deve se perguntar: como escolher uma pós-graduação? Antes de assumir essa responsabilidade e entrar de cabeça novamente nos estudos, é preciso fazer algumas considerações acerca desse grande passo.

Pensando em você que está ponderando sobre como escolher uma pós-graduação, preparamos um guia prático. São 10 passos que vão ajudar você a desvendar esse mistério e fazer uma escolha segura, assertiva e com grandes chances de sucesso. Então, pode abrir os cadernos e começar a tomar nota. Confira!

  1. Requisitos

Não faz sentido algum investir seu tempo sem levar em conta os pré-requisitos básicos do curso. Antes de ir adiante e depositar sua energia em uma ideia, veja se você se qualifica para essa pós-graduação. 

Caso não se qualifique, não é o fim da busca pela sua pós-graduação! Você pode tentar coletar essas exigências ao longo do tempo — ou descobrir uma nova possibilidade para a qual você já tenha tudo o que é esperado.

  1. Localização

Se você optar por um curso on-line, talvez esse aspecto não seja tão relevante. Mas, ao buscara uma pós-graduação presencial, vale a pena considerar a localização da instituição. Vale a pena sair da sua cidade e mudar de vida para fazer o curso? Você tem condições de fazer isso? Pondere e decida!

  1. Duração

Ao escolher uma pós-graduação, é inevitável pensar na duração do curso. Em quanto tempo você deseja ou precisa estar formado? Quanto tempo você disporá da sua vida para esse aprimoramento profissional e acadêmico? Qual será o custo financeiro? Afinal de contas, é um compromisso sério de médio a longo prazo.

  1. Responsáveis

Sim, se você está no processo de indagação sobre uma pós-graduação, é necessário avaliar quem está à frente do curso. Visitar feiras de instituições de ensino é uma ótima forma de conhecer quem vai te ensinar. Uma ida à universidade em si também pode ser esclarecedora e tornar a sua escolha mais fácil.

  1. Aprendizados

O método de ensino que será aplicado no curso é um dos itens que devem fazer parte do processo de escolher uma pós-graduação. Dependendo do lugar onde estudará, pode ser bem diferente do que você conhece. Isso pode ser algo positivo para quem tem facilidade para se adaptar, mas extremamente negativo se não for compatível com seu estilo de vida.

  1. Detalhes

Como escolher uma pós-graduação? Leve em conta a estrutura que o centro acadêmico lhe oferece! Existem laboratórios e bibliotecas eficientes? Quanto de contato com a equipe de ensino você poderá ter para tirar dúvida? São detalhes assim que te darão mais ou menos suporte no dia a dia de estudos.

  1. Potencialidades

Um passo que costuma ser ignorado, mas cruzar as suas habilidades atuais, experiências profissionais e expertise com o curso são passos fundamentais. Isso mesmo! Observar no que você já tem se saído bem pode ser uma luz brilhante no seu caminho para escolher a pós-graduação correta.

  1. Investimento

Ainda que o custo total varie de curso para curso e de instituição para instituição, escolher uma pós-graduação inclui o passo de avaliar o investimento financeiro. As mensalidades são só uma parte desse valor. Custo para se deslocar, material de estudo e acomodação, em caso de mudança, são variáveis que pesam nessa conta.

  1. Pesquisa

Os estudos começam já nna hora de selecionar a sua pós-graduação. Você deve pesquisar profundamente as páginas da instituição, vantagens, ementas e oportunidades. Ouça o que ex-alunos têm a dizer em avaliações on-line. Tente saber como é a reputação do departamento em que você vai estudar, pois ela pode ser diferente da instituição como um todo.

  1. Motivação

Quer saber como escolher uma pós-graduação? Comece se perguntando o porquê de fazer uma. É uma necessidade para progredir na empresa em que já trabalha? É para aprimorar os seus conhecimentos? Fazer uma pós deve ser algo que se faz por você mesmo, e não pelas razões que outras pessoas esperam que você faça.

Para mais dicas de carreira, vida, negócios e outros temas interessantes do cotidiano, acompanhe nossas redes sociais clicando aqui ou aqui e o nosso blog clicando aqui. Compartilhe este conteúdo com algum amigo se ele fez sentido para você!

Fale conosco