Muitas pessoas têm vontade de juntar dinheiro, mas sentem dificuldade de dar o primeiro passo. Se é o seu caso, saiba que isso depende principalmente de um bom planejamento financeiro. Com ele, é possível conhecer melhor seus hábitos de consumo e identificar prioridades e metas para orientar a sua reserva.

Para ajudar nesse processo, separamos neste post 4 dicas para você se planejar melhor. Confira abaixo!

1. Estabeleça suas metas

Para um planejamento financeiro eficiente, é fundamental conhecer suas metas. Você pretende fazer uma viagem, comprar um imóvel ou um carro? Anote em um caderninho e descubra quanto de dinheiro precisa para efetuar a compra. 

Além disso, pense quanto tempo você pretende levar para isso. Assim, é possível avaliar se é um plano de curto, médio ou longo prazo.

Em outras palavras, determine seu objetivo e descubra quanto tempo e dinheiro precisa para chegar até ele. Com isso, é muito mais fácil planejar quanto deve poupar mensalmente e controlar a ansiedade.

2. Conheça sua vida financeira

Esta pode parecer uma dica boba. Afinal, você acha que conhece muito bem sua vida financeira, não é mesmo? Porém, olhando com bastante atenção para seus gastos mensais, provavelmente perceberá que não conhece tanto assim!

Existem gastos que são fixos, como aluguel, conta de energia e plano de saúde e todos eles podem ser previstos. No entanto, o problema mora exatamente nos gastos variáveis, que não têm um padrão identificável.

Por isso, analise suas compras dos últimos meses e tente identificar que gastos são esses. Somando todos eles, você vai ver que pode poupar muito mais do que imagina se começar a delimitar suas prioridades.

3. Corte os gastos supérfluos

Agora que você já conhece sua vida financeira e sabe quais são seus pontos fracos, é hora de dar um basta aos gastos supérfluos! Sendo assim, analise seus gastos variáveis e observe quais podem ser eliminados. Você pode começar a pensar como eliminá-los conhecendo-os. Então, entram aqui:

Mas atenção! Isso não quer dizer que você deve se privar de pequenos prazeres. Afinal, nem só de trabalho vive uma pessoa. Reserve uma parte dos seus rendimentos para lazer. Você merece um bom passeio com amigos e familiares ou até mesmo um jantar especial no fim de semana!

4. Tenha paciência

Esta é uma dica que parece óbvia, mas precisa ser apresentada porque nem sempre temos a paciência necessária para aguardar. A ansiedade muitas vezes toma conta e atrapalha nosso planejamento. Por isso, respire fundo e dê tempo ao tempo!

Como acabamos de mostrar, um planejamento financeiro de sucesso exige tempo e dedicação. Dessa forma, é fundamental ter paciência e força de vontade para mudar seus hábitos e não desistir no meio do caminho. A recompensa, porém, vem com o tempo, quando você atinge o seu objetivo.

Após descobrir como pode fazer um bom planejamento financeiro, o que você acha de conferir nossas dicas para cuidar da saúde mental? Confira nosso post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *