Ter que lidar com a morte de familiar ou amigo faz parte da vida de todo ser humano e os sentimentos provocados pela perda podem evoluir para a depressão. No entanto, há maneiras de conviver com o luto que talvez você ainda não saiba, mas que podem ajudar a atravessar esse momento tão difícil.

Segundo especialistas, o luto da perda de alguém próximo pode durar entre três meses a dois anos. No entanto, esse sentimento pode se agravar e se transformar em um luto patológico, que requer o acompanhamento de profissionais da saúde. 

Leia abaixo e confira quatro passos que podem ajudar a evitar que essa situação se agrave!

1. Converse com pessoas de confiança

É válido ressaltar que você deve buscar as pessoas certas para conversar, que sejam capazes de ouvir e ter empatia com sua situação. Afinal, é nos momentos difíceis que precisamos de um ombro amigo para poder nos dar ânimo e esperança. Em contrapartida, se você sair conversando sobre suas dores com qualquer um, pode agravar o seu estado. 

Além dos desabafos com amigos e familiares, nesses casos também se faz necessário o acompanhamento de um especialista. Por isso, busque ajuda de um terapeuta ou um psicólogo. 

2. Pratique atividades prazerosas

Cuidar da saúde física e mental é essencial para os momentos difíceis. Por isso ocupe a mente com atividades que você ama fazer. São nessas ocasiões que você pode descobrir novos hábitos e gostos, como a prática de atividades físicas.

Além disso, há atividades que podem servir como terapia. Assim, podem-se listar práticas artísticas, como: dança, teatro, música, artesanato.

3. Evite o sentimento de culpa

Ter a dor é diferente de ser o motivo da dor. Evitar o sentimento de culpa, sobretudo diante de casos de suicídio, faz com que você enxergue o acontecimento como de fato ele é, sem realidades paralelas. Pois, no momento de luto, é fácil criar e se apegar a narrativas falsas.

É quando você elimina o sentimento de culpa que abre espaço para a dor deixar de ser você. Assim, se beneficiará do sentimento de aceitação, essencial para um novo começo.

4. Aceite os sentimentos de luto

Uma coisa é certa: não negue os sentimentos que uma perda pode gerar. Por isso, encare a saudade e a tristeza de frente. Assim como evitar a culpa, aceitar os sentimentos de luto é um passo que coloca você no caminho para uma recuperação mais rápida.

Além disso, quanto mais cedo você encarar a realidade, mais rápido vai ter a consciência de que precisa de ajuda, buscando auxílio médico caso seja necessário. 

É possível superar as dores de ter que lidar com a perda de um ente querido. No entanto, é claro, o caminho não é fácil. Antes de chegar à fase da aceitação, é preciso conversar com pessoas de confiança e buscar ajuda de especialistas. Além disso, as práticas de atividades prazerosas, evitando o sentimento de culpa, ajudam a abrir espaço para o último estágio do luto: a aceitação. Dessa forma, é possível caminhar em direção a uma nova vida.

Conhece algum amigo que esteja passando por um momento difícil de luto? Então, compartilhe este texto e ajude-o a se recuperar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *