Essa é uma dúvida bem frequente. Qual a frequência ideal para visitar ginecologistas? E quais exames ginecológicos devo fazer com regularidade? A resposta vai depender da sua idade e condições gerais de saúde!

Quando você comparece na sua visita anual, as examinações físicas e bioquímicas são extremamente importantes para aferir sua saúde. Mas, além disso, é uma ótima oportunidade de conversar com a especialista de sua escolha, discutindo sobre aspectos importantes como questões sobre sua saúde mamária, métodos contraceptivos adequados ou planos de gravidez.

Essas visitas regulares permitem uma análise da saúde particular de pessoas com sistema ginecológico, desde a puberdade até a idade sênior.

Por isso, a especialidade de ginecologia trata de todo este sistema ginecológico. Essa análise dura por toda a idade fértil dessa pessoa, tornando-se em uma necessidade regular para prevenir e tratar certas condições médicas.

Mas se você ainda está com dúvidas sobre esse assunto, então preste atenção que vamos te explicar!

 

Ciclo menstrual irregular

Um ciclo menstrual irregular pode ser sintoma de um problema de saúde maior. Por isso, é importante visitar um especialista para um exame regular. Compartilhe com seu médico se o seu ciclo está mais longo, mais curto ou se seu fluxo tem aumentado.

Além disso, também mencione o nível de dor e desconforto que suas cólicas provocam ou qualquer outra anormalidade como corrimento atípico.

 

Exame de mama

Muitos podem pensar que um ginecologista se limita às questões reprodutivas, mas também pode ser feito exames para aferir a saúde dos seios, buscando nódulos, cistos, integridade dos tecidos ou outras anormalidades e, se necessário, encaminhar para um especialista.

 

Escolher o melhor método contraceptivo e fazer testes para detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST)

Se você é uma pessoa sexualmente ativa e não planeja ter filhos no momento ou de forma definitiva, uma visita ao ginecologista tem que estar na sua listinha! Durante sua consulta, você pode aprender sobre as diversas formas de contracepção, seus níveis de efetividade, disponibilidade e qual se encaixa melhor no seu estilo de vida.

Além disso, serão realizados testes para detectar a manifestação de infecções sexualmente transmissíveis (IST) assim como pode ser administrada a vacina contra HPV.

 

Problemas urinários

Esse cenário também pode exigir uma visita ao ginecologista! Se você está sentindo qualquer tipo de dor ou desconforto ao urinar, assim como perceber a presença de sangue, é um motivo para analisar o porquê dessa ocorrência.

Nem sempre a causa é maligna, mas, por precaução, é importante checar com seu médico de confiança!

 

Você sabia que com o Previda, cuidar da sua saúde é seguro, prático e econômico? Clique aqui e conheça todos os benefícios.

Então lembre-se: exames ginecológicos frequentes podem encontrar possíveis problemas de saúde em seu estágio inicial, ajudando em seu tratamento e possível cura, na manutenção de condições médicas que você já possui, assim como na checagem e eficiência de medicações que você ingere e muito mais!

Enquanto você está aqui, entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre nossos planos ou nos visite na unidade mais próxima!

Não se esqueça de conferir mais de nosso conteúdo aqui e seguir nossas redes sociais para informativos e novidades!

Fale conosco