Exames de imagem são uma ferramenta de diagnóstico que auxilia os profissionais de saúde na investigação de sintomas ou queixas manifestadas pelo paciente, permitindo a detecção de doenças.

Os exames de imagem constituem um processo de utilização da tecnologia para ver o corpo humano de uma perspectiva interna.

Eles são cruciais em uma grande variedade de circunstâncias médicas e em muitos níveis da área de saúde. Seu uso permite a confirmação, medição de gravidade e documentação de doenças e respostas ao tratamento.

Você provavelmente já ouviu falar sobre ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x e mamografia. Todos eles são exemplos de exames de imagem, atuando em benefício dos profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de enfermidades.

Cliente Previda conta com descontos em consultas e exames laboratoriais. Mas você sabe em quais situações eles são necessários? Então preste atenção que vamos te contar!

 

Raio-x

O raio-x utiliza energia eletromagnética para produzir imagens dos tecidos internos, ossos e órgãos. Eles são rápidos, indolores e geralmente precisam que o paciente mude de posição para registrar imagens de ângulos variados, facilitando a análise do profissional de saúde.

O uso padrão do raio-x envolve situações como fraturas, osteoporose, infecções, câncer de mama, localização de itens ingeridos e problemas no trato digestivo.

 

Ultrassom

A ultrassom, também chamada de ultrassonografia, é um exame de imagem não-invasivo. Ela utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens ou vídeos dos órgãos internos, tecidos e vasos sanguíneos. Dessa forma, é possível observar a situação sem fazer incisões no corpo do paciente.

Elas são solicitadas em casos de gestação para documentar o progresso e saúde do feto, no abdômen para investigar dores na região, nos rins ou mamas para detectar cistos, tumores, ou obstruções.

 

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame de imagem utilizado para mostrar problemas nos tecidos sem a necessidade de cirurgia. Ele também auxilia no planejamento do tratamento de certas áreas do corpo.

Quando submetido a uma ressonância magnética, você se deita em uma mesa que atravessa um túnel no meio do escaneador do aparelho. É utilizado de um forte campo magnético e ondas sonoras para gerar sinais através do corpo. Eles são registrados por uma antena e processados por um computador, criando imagens detalhadas.

Ela é requerida quando é necessário analisar ocorrências de anomalias no cérebro e coluna, tumores e cistos, traumas ou anormalidades nas articulações como, por exemplo, no joelho.  Além disso, ela pode ser utilizada para certos tipos de doenças cardiológicas e órgãos abdominais.

A tecnologia médica dos exames de imagem progride constantemente, resultando em avanços na detecção e tratamento de doenças. Por isso, eles contribuem diariamente para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ajudando no registro de imagens que, anteriormente, pareciam estar além da nossa compreensão.

Enquanto você está aqui, entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre nossos planos ou nos visite na unidade mais próxima!

Não se esqueça de conferir mais de nosso conteúdo aqui e seguir nossas redes sociais para informativos e novidades!

Fale conosco