Receber o diagnóstico de uma doença crônica é um momento desorientador. Mas quando o choque inicial passar, é importante encontrar formas de viver com ela.

Antes de começarmos, é importante responder: o que é uma doença crônica?

Ela é definida como uma enfermidade que estende-se por tempo prolongado, com a possibilidade de agravamento com o passar do tempo. Além disso, ela costuma ter tratamento, mas sem possibilidade de cura. 

Além disso, uma doença crônica requer acompanhamento profissional regular para monitorar sua progressão ou desenvolvimento de respostas positivas.

Como exemplo, podemos citar doenças cardiovasculares, na tireoide, diabetes, câncer, artrite, osteoporose, entre outras.

Com o diagnóstico de doença crônica, o desgaste físico e emocional tende a ser desconcertante. Por isso, é importante delinear um plano de ação para tomar as rédeas da situação.

Definir abordagens para lidar com as exigências físicas e emocionais também pode ser desafiador. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar nesse momento.

 

Estabeleça uma rede apoio emocional

Receber o diagnóstico de uma doença crônica é uma experiência que pode ser emocionalmente difícil. 

Além da necessidade de lidar com o fato de ter uma enfermidade prolongada, algumas delas, na sua própria manifestação física, aumentam a probabilidade de aflições como estresse, ansiedade e depressão.

Sendo assim, estabelecer uma rede de apoio emocional fará toda a diferença no desafio diário de lidar com uma condição crônica. 

Escolher algumas pessoas próximas para compartilhar o que está acontecendo, conversar sobre o diagnóstico pode ajudar a situação, assim como o conhecimento de que existem pessoas que podem oferecer assistência nos momentos mais difíceis.

 

Entenda e siga o plano de tratamento feito por profissional de saúde

Estar em posse de todas as informações relevantes sobre a sua situação e compreendê-las será uma grande ajuda.

Entender as particularidades da doença crônica facilitará a observação dela, notando a eficácia do tratamento, assim como a manifestação de novos sintomas.

Do mesmo modo, o conhecimento de cada etapa e objetivo do plano de tratamento será um grande auxílio ao colocá-lo em prática em sua nova rotina, tendo a ciência da finalidade de cada ação e os impactos que ela causará em sua enfermidade.

 

Analise os hábitos alimentares

Seu plano alimentar tem como objetivo a execução de funções bioquímicas específicas que impactarão diretamente a funcionalidade e saúde do seu organismo. Sendo assim, seus hábitos alimentares podem causar impactos positivos ou negativos na manifestação de doenças crônicas. 

Algumas delas, como hipertensão e diabetes, têm sintomas diretamente ligados à ingestão de determinados alimentos. Por isso, adotar uma alimentação equilibrada, definida com profissionais especializados, é indispensável. 

 

Não se esqueça da saúde mental

O conhecimento da presença de uma doença crônica que irá se prolongar por tempo indefinido, afeta especialmente a pessoa enferma. Mas também os entes queridos próximos podem se envolver emocionalmente com a questão.

Por isso, além de ter uma linha de suporte emocional com famílias e amigos e de manter hábitos saudáveis, dentro das limitações possíveis, o acompanhamento psicológico é de extrema importância para processar suas emoções e definir modos de lidar com elas.

 

Viver com uma doença crônica pode ser extremamente estressante. Mas pequenos passos, como apoio emocional e um plano de tratamento estabelecido, serão grandes assistências para lidar com as manifestações da doença no seu cotidiano. Seja um cliente Previda e conte com benefícios exclusivos.

Você já se perguntou o que é um seguro de vida? Confira aqui 3 dicas principais e não esqueça de seguir nossas redes sociais para informativos e novidades!

Fale conosco