Ter uma alimentação equilibrada é um aspecto da sua vida que reflete diretamente no seu bem-estar físico e mental. Vamos te dizer por que.

Primeiramente, você pode estar se perguntando: o que é uma alimentação equilibrada? Para explicar melhor, podemos utilizar a maior referência nas ciências nutricionais: a pirâmide alimentar. 

Ela é usada para demonstrar quais grupos alimentares devem estar presentes no nosso prato durante nossas refeições diárias. Assim, você terá a diversidade nutritiva ideal para o seu bem-estar.

A pirâmide alimentar é construída da seguinte forma: na base da pirâmide, temos cereais e raízes. No segundo nível, hortaliças e frutas. No terceiro nível, leites, carnes, ovos e leguminosas e oleaginosas. E, no topo, óleos, gorduras, açúcares e doces.

Em outras palavras, na sua rotina, ela pode ser representada assim: na base da pirâmide, podemos ter alimentos que fornecem energia e fibras, para a regulamentação intestinal como: arroz, pão, linhaça, trigo, aveia e mandioca.

No segundo nível, que fornecem vitaminas e minerais como: maçã, banana, alface, pimentão, entre outras de sua preferência.

No terceiro nível, temos os provedores de proteínas como: leite e seus derivados, carnes, ovos, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

Finalmente, temos o topo da pirâmide com alimentos que devem ser consumidos de forma moderada como: chocolates, refrigerantes, manteiga e óleo de cozimento de frituras.

A introdução de uma variedade de legumes, frutas, fibras e proteínas com maior valor nutritivo é essencial para construir um plano alimentar balanceado e benéfico.

Mas quais são esses benefícios? Dá uma olhada nesses quatro motivos que separamos para você!

 

Seu corpo precisa de uma diversidade de nutrientes

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nutrientes são substâncias que nosso corpo necessita para energia e sobrevivência. Em outras palavras, eles fornecem a energia para todas as funções que nosso organismo precisa executar.

Entretanto, seu corpo não consegue criar, de forma independente, essas substâncias vitais. Assim, esses nutrientes são obtidos através de uma alimentação equilibrada e ingestão de água.

 

Impactos diretos na sua qualidade de vida

 

Ter o mix correto de nutrientes no seu plano alimentar impacta diversos aspectos da sua vida. Afinal, o que você consome tem influência direta nas reações fisiológicas que o seu corpo apresentará.

Ou seja, uma alimentação equilibrada manifesta benefícios cardiovasculares, digestivos, na elasticidade da sua pele e estimula positivamente as respostas imunológicas. Assim como resulta no aumento de energia e melhorias no ciclo do sono.

 

Auxílio no controle de doenças

Visto que um grande número das enfermidades com maior incidência na população geral tem relação direta com os hábitos alimentares, podemos traçar a conclusão que uma alimentação equilibrada é indispensável na prevenção ou controle dessas doenças.

Hipertensão, diabetes, doenças intestinais ou ósseas, entre outras, necessitam da digestão ou exclusão de determinados alimentos para conter seu agravamento. Por isso, manter um plano alimentar saudável afetará, diretamente, seu bem-estar.

 

Dica extra: ter assistência especialista é essencial

 

Definir e manter a desejada alimentação equilibrada é um desafio. Com as demandas da vida moderna, pode tornar a tarefa de manter hábitos alimentares saudáveis bastante difícil. Por isso, o acompanhamento com profissional especializado pode oferecer a assistência necessária, assim como a motivação para manter essas práticas.

Você já se perguntou qual o momento ideal para uma consulta com nutricionista? Dá uma olhada no nosso post sobre o assunto aqui. Lembre de seguir nossas redes sociais para novidades!

E, se você tiver alguma dúvida sobre nossos planos Previda, fale com um de nossos especialistas em nossa página de Contato!

Fale conosco